O sopro cardíaco é o ruído que pode ser ouvido/auscultado durante o exame clínico, produzido pela passagem do fluxo de sangue pelas estruturas do coração.
O sopro no coração acontece quando o sangue precisa passar por um orifício que está menor do que deveria (estenose) ou pela regurgitação do sangue (insuficiência).
Existem dois tipos de sopro: o funcional ou fisiológico, também conhecido como sopro inocente e o sopro patológico, que pode ser resultado de problemas no coração, como alterações nas válvulas cardíacas.
O sopro no coração funcional acontece quando o fluxo sanguíneo passa mais rapidamente pelo coração. Assim, ele pode ocorrer quando se pratica exercícios físicos ou quando se tem febre. Nestes casos, o sopro some naturalmente.
Já no caso do sopro patológico, as causas podem estar relacionadas com o mal funcionamento de uma válvula cardíaca degenerada, quando o orifício de uma passagem está reduzido ou quando existe a dificuldade de se fechar.
Outras causas para o sopro considerado anormal são infecções e condições que comprometem a estrutura do coração.
Compartilhe e leve conteúdo para mais gente. Nosso objetivo é compartilhar conhecimento para seu melhor viver e para a saúde do seu coração.
👨🏻⚕️ Dr. Lucas Bichara
🩺 Médico Cardiologista
🔎 RQE 99400
📞 (33) 3025.1500
📱 (33) 99833-7878
Comments